Amazon no Brasil
Em Dezembro de 2011 a Amazon contratou o brasileiro Mauro Widman
para orientar a empresa sobre os primeiros passos da entrada da empresa
no mercado Brasileiro. O planejamento inicial era entrar em operação em
Abril de 2012 - porém não foi possível atingir a meta planejada de
negociação com 100 editoras no país, chegando a marca de somente 10
editoras. O planejamento foi então reprogramado para lançamento da loja
virtual no país para 1 de Setembro de 20123 , e novamente, foi adiado para junho de 2013.
Porém com uma reviravolta nos "negócios", a empresa conseguiu
antecipar esse prazo em 6 meses, e no dia 6 de Dezembro de 2012 a
Amazon.com foi ar sob o domínio .com.br 4
, mas ela ainda não comercializava nada além do Kindle e de algumas
dezenas de edições de e-books, os produtos eletrônicos tão desejados em
terras Brasileiras ainda não estão à venda. |
|||
---|---|---|---|
Tecnologias utilizadas pela AmazonO site mais conhecido que realiza B2C é o Amazon.com, cujos desenvolvimentos em TI receberam patentes nos Estados Unidos, o que os mantém à frente da competição. Este fato é decorrente da revisão continuada do modelo de negócio realizada pelo portal, a fim de aprimorar a experiência do cliente. Os clientes podem, por exemplo, personalizar suas contas na Amazon e gerenciar pedidos online com o recurso patenteado "One-Click". Além disso, a Amazon incluiu serviços e fez alianças para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Investe muito em sua infraestrutura de TI, os quais muitos de seus componentes foram patenteados.7 |
|||
Amazon.com (NASDAQ: AMZN) é uma empresa multinacional de comércio electrónico dos Estados Unidos com sede em Seattle, estado de Washington. Foi uma das primeiras companhias com alguma relevância a vender produtos na Internet. Amazon inclui, igualmente, a Alexa Internet, A9.com, e a Internet Movie Database (IMDb). A empresa estava prevista para iniciar as vendas no Brasil dia 1° de setembro de 20122
, mas não conseguiram firmar acordo com as editoras e o depósito onde
ficaria os produtos, não estava pronto. A Amazon tinha data de estreia
prevista em junho de 2013, mas a empresa conseguiu antecipar esse prazo e
entrou no ar a meia-noite do dia 6 de dezembro de 2012. Comprou o site boxofficemojo.com, um site estadunidense que acompanha as receitas mundiais
Jeffrey Bezos, dono da Amazon.com, largou uma famosa empresa em Wall Street onde trabalhava quando, aos 30 anos, percebeu a evolução/revolução emergente da internet e imaginou um novo negócio que ainda ninguém tinha pensado.
Em 1994 saiu de Nova Iorque e foi para o Pacífico atrás de capital de risco.
Encontrou quatro lugares livres de impostos estaduais, e escolheu Seattle, porque ali estava um dos maiores distribuidores de livros, a empresa Ingram.
E tendo vinte itens em mente para ser o produto chave para seu arranque, escolheu os livros em Julho de 1995 e começou ali a Amazon.com.
Em 2000,
com 6 anos, previa chegar a um bilhão de dólares de vendas, mas já em
1999 fechou o ano com 1,6 bilhões de dólares, 8,4 milhões de clientes e 3
vezes mais que o ano de anterior (1998).
Nenhum comentário:
Postar um comentário